Grátis
DOWNLOADSConheça o conceito do Alpa Canvas
Da ideia ao pitch deck através do Design Thinking e Lean StartUp
I - Imersão Preliminar
A imersão preliminar é utilizada para começar a entender o real problema. Utiliza Pesquisas Desk para pesquisar na internet sobre o problema, público alvo e o mercado. Também utiliza as Pesquisas Exploratórias, para buscar conversar com esses potenciais clientes pessoalmente e/ou por telefone. O objetivo não é vender e nem convencer o cliente de nada. O objetivo é fazer perguntas abertas e escutar ao máximo, a dica é utilizar Pergunta de Três Pontos e buscar entender a Jornada do Cliente.
II - Imersão EM PROFUNDIDADE
A imersão é um mergulho a fundo no contexto de vida dos atores e do assunto trabalhado. Para isso utilizar técnicas mais avançadas, a dica é começar pelo Mapa da Empatia e conferir a Pirâmide da Imersão para entender como funciona o processo de aprofundamento do conhecimento, para podemos decidir quais os tipos de técnicas iremos utilizar no nosso caso, como, por exemplo, Entrevistas, Observações e Dinâmicas em grupo.
III - Análise e Síntese
A análise e síntese é a etapa onde analisamos todos os dados obtidos na imersão e resumimos este conhecimento de forma simples e clara. Nós definimos qual é o problema que iremos ajudamos a resolver e qual é a persona ideal que possui este problema. É importante que essa definição seja escrita através de uma síntese clara e simples do problema, do público-alvo e da persona.
IV - Ideação
A ideação é a etapa da criação de hipóteses e soluções. Nela o nosso foco é criar uma proposta de valor para o público escolhido resolvendo o problema que foi escolhido. Para nos ajudar nessa etapa, a dica é começar pelo Canvas da Proposta de Valor, para encontrar o encaixe entre o produto e o mercado. Esse processo deve ser interativo e deve ser validado com os potenciais clientes. Após isso, iremos definir a solução ideal e escrever uma síntese da solução. A dica é utilizar o modelo XYZ do Steve Blank.
V - Modelagem DE NEGÓCIOS
A modelagem de negócios é a etapa onde iremos definir como iremos criar, entregar, capturar valor e ainda ter lucro nesse processo. Começamos com o Business Model Canvas (Padrão) ou Lean Canvas (Startup). Depois, faremos um estudo dos concorrentes para entender o valor que eles geram e o preço que eles cobram. Após isso, usaremos as ferramentas do livro A Estratégia do Oceano Azul para nos ajudar a aplicar a Inovação de Valor para criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante.
VI - POSICIONAMENTO DE MERCADO
O posicionamento é como a empresa irá se diferenciar e se posicionar de maneira única no mercado. Está diretamente relacionado a diferenciação, inovação, estratégia e conhecimento do mercado. Portanto o que devemos definir nesta etapa é o Posicionamento da empresa, vantagem competitiva, estratégia de precificação e o dimensionamento de mercado, utilizando o TAM, SAM e SOM. Além de reunir informações de pesquisa e dados importantes, criar um resumo dessas informações e definindo o Market Share pretendido nesse mercado com metas para os próximos anos.
VII - Prototipação
O protótipo é a primeira versão de teste da sua empresa. Isto inclui: apresentação, pitch, storytelling, identidade visual, precificação e a própria solução em formato de MVP, que significa, Mínimo produto viável, onde conseguimos entregar a proposta de valor para o cliente certo e de preferência fazer uma venda com esse protótipo para validar o modelo de negócio que está sendo construído. O objetivo principal é testar rápido para errar rápido. Este MVP não precisa ser criado através de tecnologia, pode até ser uma tarefa manual. O que importa é conseguir validar as hipóteses da solução com os clientes certos que passam pelo problema que foi escolhido.
VIII - Teste e VALIDAÇÃO
Nesta etapa, nós precisamos nos preocupar com a validação de todo o modelo de negócio, ou seja, precisaremos testar e validar tudo que construímos no nosso MVP. Para isso, iremos começar pela validação do protótipo criado, se for possível realize vendas e entregas de teste para poder validar o produto e o preço. Se não for possível, realize testes em grupo e faça pesquisa para validar cada parte do modelo de negócios. A dica é utilizar o Tabuleiro de Validação para te ajudar a validar todos os 8 aspectos importantes: Funcional, Estético, Cognitivo, Percepção de valor, Simbólico, Social, Motivacional e Financeiro.
iX - VISÃO ESTRATÉGICA
A etapa da visão estratégica é onde iremos pensar nos próximos passos e visão futura da empresa, analisando as possibilidades de investimento e os caminhos para o exit e quais empresas poderão se interessar no projeto. Com isso, a empresa define um Roadmap com Objetivos Estratégicos e finaliza todas as informações da empresa e do mercado no seu Pitch Deck. É importante lembrar de criar um Pitch Elevator que resume bem o negócio e desperta interesse na outra pessoa em menos de 1 minutos. Lembrando que existem vários tipos de pitches e eles devem ser criados de forma personalizada para cada público ou objetivo. Nós resumimos esses pitches em 6 tipos: Vendas, Investidor, Parceiros de Negócios, Funcionários contratados, Novos Sócios e o Pitch Elevator.
X - GESTÃO ÁGIL
A etapa de gestão ágil é a etapa que iremos nos preocupar se estamos executando a estratégia na rotina do dia a dia utilizando a metodologia Agile. Comunicamos os Objetivos Estratégicos, monitoramos os Indicadores, definimos Metas junto com a equipe e acompanhamos as Iniciativas. É muito importante ter um Dashboard para a equipe poder acompanhar os resultados através da gestão à vista, promovendo transparência, senso de progresso e clareza do que está sendo feito e os resultados que estamos obtendo. Uma outra metodologia interessante que irá ajudar a sua empresa a ser ágil é o Scrum. Com ele sua equipe terá ciclos de iterações menores, obtendo um feedback muito mais rápido do desenvolvimento do projeto, dos resultados de todos os envolvidos e da satisfação do cliente.
Baixe o Alpa Canvas – Da ideia ao pitch deck
Com este canvas, você conseguirá sair do zero ao pitch deck de forma rápida e estruturada, terminando com a etapa de Gestão Ágil utilizando o Scrum para o seu negócios ganhar velocidade e tração. A metodologia utilizada é o Lean Design Thinking, que é a união das duas principais metodologias de criação e validação de ideias ou resolução de problemas, que foram unidas para potencializar a inovação em negócios ágeis e enxutos. (Lean Startup + Design Thinking). Desta forma, conseguimos validar etapa por etapa e podemos desenvolver um protótipo para começar a validação de todo o modelo de negócio.
Lembre-se: tudo você pensa é uma hipótese e não um fato, logo, é necessário validar as hipóteses para transformá-las em aprendizado validado. Se ninguém comprou ou usou a sua solução, o seu negócio não está validado. Saia do escritório ! Nem pense em terceirizar. Mão na massa !
Baixe o BSP Canvas – Posicionamento Estratégico de Marca
Este canvas, é um guia passo a passo para definir um posicionamento estratégico de marca. Ele é uma ferramenta da empresa de consultoria estratégica B4B.group e estou disponibilizando-o de forma gratuita aqui para vocês. Façam bom uso !
Atenção: Antes de começar a posicionar uma marca é importante termos os 3 fatores de negócio validados. Problema, Mercado e Solução. Não subestime esses três itens porque para ter clareza e chegar em uma síntese validada é muito trabalho e existem vários outros canvas ótimos para te ajudar nisso, logo abaixo, caso você precise.